Categorias


 O vinho do Porto é dividido em duas famílias: Vinhos envelhecidos em madeira (wood aged), consiste em deixar o vinho a envelhecer numa pipa feita normalmente em carvalho, e os vinhos envelhecidos em garrafa (bottle aged), que consiste no envelhecimento do vinho dentro de garrafas. 

Dentro dos vinhos envelhecidos em madeira existem três tipos: 

- Vinhos do Porto frutados: A categoria a qual são classificados depende do tempo que permanecem dentro do tonel. A categoria Ruby, permanece cerca de dois a três anos. A categoria reserva, com um pouco de mais qualidade, permanecem mais um bocado do que os Ruby. A categoria Vintage permanecem de quatro a seis anos. 

- Porto Tawny: Apresentam uma qualidade de topo de gama e permanecem cerca de 10, 20, 30, 40 anos em cascos de carvalho intensificando os sabores a carvalho e a noz à medida que permanecem mais tempo dentro dos cascos. 

- Vinhos do Porto brancos: São feitos a partir de castas brancas e permanecem nos cascos entre dois a três anos. 

Dentro dos vinhos envelhecidos em garrafa, esta categoria é preenchida essencialmente por vinhos Vintage mas inclui também uma pequena categoria chamada Porto Crusted.

- Vintage: Representa a melhor produção de um único ano excecional. O vinho permanece em tonel durante dois a três anos e segue para as garrafas para continuar o seu amadurecimento. Os vinhos Vintage podem ser bebidos jovens mas a sua qualidade aumenta com o passar dos anos. 

- Porto Crusted: Não são feitos pela produção do ano, amadurecem na garrafa e não são filtrados, criando uma camada natural no fundo da garrafa ao longo dos anos, daí provem o nome desta categoria. 






1 comment:

  1. As categorias estão apresentadas de forma muito sucinta e correta! Muito boa informação.
    A GoldenTourism pretende expandir o seu negócio, quem sabe uma futura parceira não seria algo a discutir/debater!

    ReplyDelete

Rota do vinho do Porto