Da vinha até ao copo


 O Vinho do Porto é feito a partir de uma vasta diversidade de castas, sendo a maioria delas nativas da região do Douro, sendo este o toque especial que dá origem ao carácter e textura única do Vinho do Porto. A maioria destas castas dá origem as cachos de uvas, relativamente pequenas e de pele grossa, os quais produzem o denso e concentrado mosto necessário para fazer o vinho do Porto. 

Apesar das castas poderem ser cultivadas em sítios diferentes na vindima e na fermentação juntam-se as castas. Após este processo cada casta acrescenta a esta mistura o seu carácter e personalidade desde o sabor a frutos do bosque a aromas florais. 

Em meados de Setembro, é feita as vindimas. Umas vez que as uvas estão vindimadas são transportadas para as adegas e reservadas para que os enólogos possam analisar as uvas antes de seguirem para a próxima fase. 

A primeira etapa denomina-se por "corte", consiste em esmagar a uva a pé para libertar os sucos das uvas. Após o "corte" segue-se para a fase denominada por  "liberdade". 
Agora os pisadores trabalham livremente pelo lagar com objetivo de assegurar que as peles das uvas fiquem submersas no mosto. 

Depois de algumas horas inicia-se a fase da fermentação. O álcool que se começa a formar, dá origem à libertação da cor, dos taninos e os aromas das peles. A pisa é por vezes complementada pelo uso de êmbolos compridos de madeira que mantêm as peles submersas no mosto. 

Quando grande parte do açúcar natural da uva for transformado em álcool pela fermentação o enólogo dá ordem para que se comece o processo de fortificação.
O processo de fortificação consiste, à medida que o vinho for transferido para uma cuba, acrescenta-se aos poucos uma aguarente vínica jovem escolhida a rigor pela sua qualidade. 
A aguardente de qualidade a acompanhar o envelhecimento de vinho contribui para nobre complexidade do vinho do Porto Maduro. 

Após estes processos, o vinho é armazenado nas adegas no Douro e fica em repouso até a primavera do ano seguinte. 
Concluído o repouso que o vinho toma nas adegas, segue diretamente para as caves de Vila Nova de Gaia onde irá envelhecer e ser loteado e engarrafado. 



No comments:

Post a Comment

Rota do vinho do Porto