Gastronomia e vinho do Porto

 


Em conjunto com o vinho do Porto surge diversas harmonizações com comida. 

O vinho do Porto e queijo. O perfil de um queijo salgado e um vinho do Porto doce criam uma dinâmica de sabores incrível através da junção de opostos o doce com o salgado. 

A associação dos vinhos Vintage com os queijos fortes é uma das clássicas combinações. A textura do queijo com o trave a picante e sabor do vinho potenciam uma combinação muito forte. 

Os vinhos Tawny, mais ligeiros e com um caracter e de frutos secos mais marcado, os Tawnies envelhecidos em madeira são naturalmente refrescantes, servidos frescos ou ligeiramente refrescados, e são um bom par para um queijo duro e com sabores a frutos secos, ou com uma boa tarte de maça ou de laranja.

Os vinhos brancos são a bebida perfeita para um dia quente de verão, com amêndoas salgadas e batatas fritas. 

Os vinhos frutados e encorpados são a combinação ideal com uma tábua de queijos brie e cabra ou umas deliciosas sobremesas de chocolate. Muitas vezes na culinária, são utilizados na confeção de molhos para acompanhar bifes de vaca ou de veado 

2 comments:

  1. Boa comida e um ótimo vinho.. Para os apreciadores de vinho sem duvida que é considerada a 8ª maravilha do mundo!

    ReplyDelete
  2. Somos apologistas de que o vinho do porto é ótimo em qualquer ocasião mas, todavia é importante realçar a relação que deram entre o queijo e o vinho, gostos realmente não se discutem e de certeza que ninguém discorda deste post!

    Adorámos o post, seguimos para mais conteúdo! ~

    Encosta Wine Experts

    ReplyDelete

Rota do vinho do Porto