Rio Douro


A origem da designação do nome Rio Douro tem diversas teorias. Uma das teorias fala sobre este provir de uma designação dur, que significa água em Celta. Outra, que provém do latim duris que significa duro, devido à dureza dos seus contornos. Pode também, significar riqueza que este dá às terras que o rodeiam, permitindo a produção de vinho, a irrigação dos campos, a pesca e o meio de transporte entre as povoações das margens.

O Douro é considerado o 2º maior rio da Península Ibérica, nascendo este em Espanha, nos picos da Serra de Urbião e percorrendo quilómetros até à sua Foz em Portugal, junto às cidades de Vila Nova de Gaia e do Porto.

Este rio foi em tempos um canal de transporte essencial no transporte do vinho do Douro e de pessoas, sendo este na altura perigoso e indomável onde apenas os barcos Rabelo conseguiam navegar. Os barcos Rabelo eram barcos manejados por seis ou sete homens, e como referido acima eram o transporte das pipas do Vinho do Porto.

Atualmente, é um rio seguro onde é permitido o turismo e onde percorrem diariamente vários cruzeiros.

O Douro têm no total 15 barragens, 5 em Portugal, 5 no troço do Douro internacional e 5 em Espanha. Estas permitiram a criação do Canal de Navegação do Douro, uma hidrovia desde a Foz até Barca d'Alva, onde os cruzeiros transportam milhares de passageiros.  Permitem ainda a produção de energia elétrica e a gestão do caudal do rio.





1 comment:

  1. O Rio Douro é sem duvida algo que todos os portugueses e estrangeiros deviam visitar. É uma experiência única!

    ReplyDelete

Rota do vinho do Porto