Rota do vinho do Porto




O vinho do Porto é cultivado nos socalcos do Douro e pertence a uma das mais antigas regiões demarcadas do mundo desde que foi criada a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em 1756. A criada esta companhia com objetivo de delimitar a região, registar vinhas e classificar vinhos tendo em conta a sua qualidade.  

No Douro também se produz vinhos de mesa que nas últimas décadas têm tido uma grande notoriedade dentro e fora de Portugal. 

A paisagem que se consegue observar ao longo do rio, demarcada pelas vinhas e os socalcos, deu lugar a uma paisagem única classificada pela Unesco. 


A região está dividida em três áreas: 

- Oeste, no Baixo Corgo: A cidade do Peso da Régua, capital do vinho do Vinho do Porto que oferece a opção de podermos visitar o Museu do Douro e o Solar do Vinho do Porto onde se realizam provas  de vinho de forma a aprender mais um bocado sobre o vinho. 

- Cima Corgo: Situa-se o Pinhão e o encantador miradouro de São Leonardo de Galafura

- Margem sul e Douro Superior: Situa-se o miradouro de São Salvador do Mundo.


A Rota do Vinho do Porto tem a possibilidade de se fazer, de carro, comboio ou barco. 
Para desfrutar o máximo nesta zona, pode-se embarcar no cais de Gaia e seguir até à Régua para de seguida apanhar o antigo comboio a vapor e fazer uma viagem histórica. 
Chegando ao Pinhão, tem a oportunidade de poder observar os azulejos da estação relacionados com a atividade vinícola. 
Para os mais corajosos, ainda há a possibilidade de participar nas vindimas  ( Setembro - Outubro) nas diversas quintas vocacionadas para o enoturismo e de beber o melhor que se produz naquelas terras. 

Na margem norte do rio e com ligação direta à Régua, poderá visitar a cidade de Vila Real, onde se encontra o Palácio de Mateus. A sul e também com ligação à Régua, tem-se a possibilidade de visitar Lamego e o seu santuário de Nossa Senhora dos Remédios. 




 

1 comment:

Rota do vinho do Porto